sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto "Aventura Mais: +jovem, +família, +escola, +profissionais"

O Projeto "Aventura Mais: +jovem, +família, +escola, +profissionais", decorreu entre março de 2009 e fevereiro de 2011, no eixo da prevenção no âmbito do Programa de Respostas Integradas do Instituto da Droga e Toxicodependência com intervenção nos Concelhos de Gouveia e Seia. Este projeto contempla a implementação de 2 programas estruturados:
Programa Mais Família - Mais Jovem - Programa de Educação Parental da autoria da Prof. Doutora Maria Filomena Gaspar da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Este programa segue os princípios do programa Mais Família-Mais Criança sendo dirigido a pais de jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 18 anos cujo objetivo é aumentar a qualidade das relações entre os pais e filhos capacitando os pais para a utilização de estratégias positivas e para a resolução de problemas que surjam na relação.
As temáticas abordadas são problemáticas típicas dessas idades, tais como, “resolução de problemas associados a desempenho escolar/más companhias”, “consequências negativas para os comportamentos inadequados” e os “contratos”.
Foi aplicado em contexto grupal num total de 101 pais.
Programa Mais Jovem Mais - Programa de treino de competências dirigido a jovens com o objetivo de os capacitar para o desenvolvimento do auto-conhecimento, da assertividade e da auto-confiança dotando-os de competências que lhes permitam resistir mais eficazmente à frustração e à pressão dos pares e resolver de modo mais eficaz os problemas e os conflitos. Com vista à realização dos objetivos são trabalhadas ao longo de 14 sessões (podendo realizar-se mais 3) temáticas tais como, “o nosso comportamento é modificável”, “escuta ativa e empatia”, “ignorar”, “auto gestão do stress”, “resolução de problemas/conflitos”.
A autora do Programa é também a Prof. Doutora Maria Filomena Gaspar.
A aplicação deste programa ocorreu em contexto de sala de aula num total de 216 jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário